Universidade da Madeira Museum für Naturkunde Berlin
financiamento
28.400 €
financiador
Biodiversity Genomics Europe (BGE)
O projeto Madeiran Insects Bioblitz (MIB) é um projeto de curta duração (abril – outubro 24′) que tem como principal objetivo a criação de uma coleção de genomas de referência para espécies endémicas do arquipélago da Madeira, um hotspot de biodiversidade, classificado como Património Mundial da UNESCO. O projeto será desenvolvido em estreita colaboração com o consórcio Biodiversity Genomic Europe (BGE) e fornecerá genomas de referência essenciais para a correta identificação de espécies de insetos da Madeira, através da genómica. O projeto tem como alvo mais de 100 espécies descritas, principalmente das ordens Diptera, Hemiptera e Orthoptera. Cerca de 60% destas espécies são endémicas e 74% não estão listadas no GOaT ou não pertencem a nenhum outro projeto de genómica. Os resultados do MIB serão fundamentais para enfrentar a crise global da biodiversidade em ambientes vulneráveis, como os sistemas insulares.
Objetivos
Criar Genomas de Referência
Os metadados gerados irão melhorar o conhecimento taxonómico e as práticas de identificação de espécies, utilizando ferramentas moleculares.
Amostrar 100 espécies
A amostragem será focada em taxa hiperdiversos e pouco conhecidos (= dark taxa), de tamanho reduzido e taxonomia complexa.
Melhorar o conhecimento sobre endemismos
Esperamos promover avanços fundamentais na conservação, ciência e políticas dentro do BGE.
Este projeto recebeu financiamento da União Europeia no âmbito do programa de investigação e inovação Horizon Europe da União Europeia, co-financiado pelo Governo Suíço e pelo Governo Britânico.