Acolhimento do Projeto ERASMUS+ «L'Ingénierie d'Accompagnement comme Levier d'Innovation Pédagogique» na Madeira

Entre os dias 14 e 16 de maio de 2024, a Coleção de Insetos da Universidade da Madeira (UMACI e a Escola Secundária Francisco Franco receberam a visita dos parceiros europeus do projeto ERASMUS+ «L’Ingénierie d’Accompagnement comme Levier d’Innovation Pédagogique». Participaram representantes da École Académique de la Formation Continue (EAFC), da Universidade de Lyon, da Universidade Autónoma de Madrid e do Institut Français de Madrid. Durante a visita, os parceiros conheceram o projeto COLORUM II, uma iniciativa de inovação pedagógica centrada no estudo dos insetos. Este projeto multidisciplinar envolve alunos e docentes das áreas de Biologia, Física, Química e Artes. Dora Pombo, curadora da UMACI, destacou o caráter colaborativo do projeto, uma parceria entre a Universidade da Madeira e a Escola Secundária Francisco Franco, coordenada pela professora Sandra Freitas, com o apoio dos colegas Isabel Lucas, Irene Geraldes e Agustin Freitas.

A equipa de biólogos da UMACI, composta por Hugo Silva, Luena Marques, Mafalda Abreu, Beatriz Gomes, Stanka Zachardová, Eva Nóbrega e Rui Marques, apresentou um resumo dos projetos de investigação realizados na coleção e conduziu visitas guiadas pela Universidade e pela Escola Secundária Francisco Franco. Os parceiros também assistiram à apresentação pública da exposição COLORUM II, realizada pelos estudantes no Museu de História Natural do Funchal, e participaram na observação das práticas pedagógicas na escola.

O trabalho desenvolvido foi muito bem recebido pelos observadores convidados e será documentado nos relatórios do projeto europeu «L’Ingénierie d’Accompagnement comme Levier d’Innovation Pédagogique». A coordenação do projeto na Universidade da Madeira é realizada pelos professores José Paulo Brazão e Alice Mendonça, envolvendo seis países: França, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália e Roménia. O objetivo é criar referências comuns sobre a inovação pedagógica, identificar princípios fundamentais, promover o desenvolvimento da inovação pedagógica e compartilhar recursos e experiências num espaço colaborativo. Como resultado, será criado um guia digital e interativo para professores, que incluirá ferramentas, métodos, processos e recursos, além de um quadro de competências profissionais para professores inovadores na União Europeia.